Data: 06-05-2014
Criterio: B1ab(i,ii,iii)+2ab(i,ii,iii)
Avaliador: Lucas Moraes
Revisor: Luiz Santos
Analista(s) de Dados: Danielli
Analista(s) SIG: Marcelo, Thiago
Especialista(s):
Justificativa
Endêmica do estado da Bahia, é encontrada nos municípios de Abaíra, Rio de Contas e Érico Cardoso (EOO estimada em 2.874,11 km² e AOO em 68 km²) (Harley & França, 2009; Harley et al., 2013). O complexo formado pela espécie é restrito aos Campos Rupestres montanhosos da Bahia, onde se desenvolve entre afloramentos rochosos (Harley, 1995). Apresenta um padrão de variação bastante característico de muitos grupos centrais nas montanhas do noroeste do Brasil, que formam ilhas isoladas no semiárido da vegetação de Caatinga (Harley, 1995). A região de Abaíra, Rio de Contas e Érico Veríssimo, na Chapada Diamantina (Harley & França, 2009), sofreu um processo histórico de exploração de ouro, responsável pela retirada da vegetação, pelo desnudamento e pela erosão do solo em extensas regiões (Ganen & Viana, 2006). Com o declínio da garimpagem, a pecuária e a agricultura tornaram-se as principais atividades econômicas da região, e, em expansão, intensificaram o desmatamento de áreas de vegetação nativa (Ganen & Viana, 2006). O município de Abaíra concentra quatro das cinco agroindústrias de beneficiamento de cachaça e derivados da microrregião, a quinta funciona em Rio de Contas (Sales & Silva, 2008). Esse conjunto de ameaças acarreta o declínio contínuo da EOO, AOO e qualidade de hábitat. Sua distribuição indica que a espécie está sujeita a cinco situações de ameaça.
Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.
Nome válido: Oocephalus halimifolius (Mart. ex Benth.) Harley & J.F.B.Pastore;
Família: Lamiaceae
Sinônimos:
Descrita em Labiat. Gen. Spec. 94. 1833. O complexo Hyptis halimifolia é restrito aos Campos Rupestres montanhosos da Bahia. Dentro de sua área restrita este exibe um padrão de variação característica de muitos grupos centrais nas montanhas do noroeste do Brasil as quais formam ilhas isoladas no semi-árido da vegetação da Caatinga. Este padrão é um mosaico de subpopulações disjuntas de tamanhos variados. Estas diferenças são claramente genéticas e parecem ser um produto da seleção natural agindo sobre a genética de uma população original isolada no tempo. O que sugere que cada unidade isolada, é um diferente nível de divergência. O complexo Hyptis halimifolia é formado por quatro distintos grupos, de onde são reconhecidas duas espécies Hyptis halimifolia e H. argyrophylla cada uma com duas variedades. Tem-se desta forma, H. halimifolia subsp. halimifolia e H. halimifolia subsp. pauciflora (Harley, 1985).
Endêmica do Brasil, ocorre no estado da Bahia (Harley et al., 2013). Encontrada nos municípios de Abaíra, Rio das Contas e Érico Cardoso (Harley & França, 2009), existe registro de coleta ainda para o município de Catolés (W. Ganev 534).
Arbusto com até 1 m de altura, profusamente ramificado. Folhas arredondadas, prateadas. Flores com corola lilás, em cimeiras pedunculadas na subsp. típica ou sésseis em H. halimifolia subsp. pauciflora Harley. Ocorre entre pedras, nos Campos Rupestres; a subsp. pauciflora em locais com altitudes mais elevadas. Floresce de julho a março (Harley & França, 2009).
Floresce de julho a março (Harley & França, 2009).
3.2 Mining & quarrying
Incidência
local
Severidade
high
Detalhes
A região de Jacobina e Rio das Contas, na Chapada Diamantina, sofreu um processo histórico de exploração de ouro (séc. XVIII). A garimpagem foi responsável pela retirada da vegetação, o desnudamento e a erosão do solo em extensas regiões (Ganen & Viana, 2006).
2.2.2 Agro-industry plantations
Incidência
local
Severidade
high
Detalhes
Com o declínio da garimpagem, a agricultura tornou-se uma das principais atividades econômicas da região (Ganen & Viana, 2006).
2.3.3 Agro-industry grazing, ranching or farming
Incidência
local
Severidade
high
Detalhes
Com o declínio da garimpagem, a pecuária também se tornou uma atividade importante para a economia da região (Ganen & Viana, 2006).
5 Biological resource use
Incidência
local
Severidade
high
Detalhes
A expansão dessas atividades intensificou o desmatamento das áreas da vegetação nativa (Ganen & Viana, 2006).
2.2.2 Agro-industry plantations
Incidência
local
Severidade
high
Detalhes
O município de Abaíra concentra quatro das cinco agroindústrias de beneficiamento de cachaça e derivados da microrregião e a quinta funciona no distrito de Rio das Contas, em Piatã (Sales & Silva, 2008).
- Ganen, R.S.; Viana, M.B. 2006. História Ambiental do Parque Nacional da Chapada Diamantina/BA. Consultoria Legislativa.
- Harley, R.; França, F.; Santos, E.P.; Santos, J.S.; Pastore, J.F. 2013. Lamiaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: <http://reflora.jbrj.gov.br/jabot/floradobrasil/FB142>. Acesso em 11 Novembro 2013.
- Harley, M.R. & França, F. 2009. Lamiaceae. In: Giulietti, A. M.; Rapini, A.; Andrade, M. J. G.; Queiroz, L. P. de; Silva, J. M. C. Plantas Raras do Brasil. Belo Horizonte: Conservaçao Internacional; Univesidade Estadual de Feira de Santana, 496p
- Harley, R. M. 1995. New Taxa in Hyptis sect. Polydesmia Benth. from Bahia, Brazil: Notes on New World Labiatae: VI. Kew Bulletin, 40(3): 609-625.
- Sales, A.S. & Silva, R.P. 2008. Agricultura cachaça e turismo: Sinônimos de crescimento do Estado da Bahia. Revista do Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia, 6 (5): 39-45.
CNCFlora. Hyptis halimifolia in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora.
Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Hyptis halimifolia
>. Acesso em .
Última edição por Lucas Moulton em 24/11/2014 - 17:06:33